PROJETOS
NOSSA VISÃO
A importância e impacto desses projetos se dá no sentido de colaborar com a disseminação da nossa cultura, bem como com a desnaturalização de olhares e discursos preconceituosos e intolerantes no tocante às religiões de matrizes africanas.
NOSSA COMUNIDADE
"Preservar a história da nossa vivência e ações é essencial para manter e repassar a cultura da nossa ancestralidade."
Estamos localizados no Maracanã, zona rural da cidade de São Luis MA. O terreiro sempre teve preocupação e interesse de participar de movimentos que busquem desenvolvimento em nossa comunidade. Acreditamos que a forma de se combater o preconceito, intolerância e a violência é a educação através de qualquer movimento.,
O LAÇAR BOI - O ENCATADO MANEZINHO BOJI BUÁ
O documentário tem como proposta a apresentação em três partes, da trajetória do Caboclo Manezinho e a história do seu Boi Pequeno. O Boi Pequeno é um boi de encantado, batizado todos os anos pelo caboclo Manezinho. A festa que acontece todo mês de julho no Terreiro de São Jorge Tumajamace, homenageia o Caboclo Manezinho e seu Boi, o Boi Pequeno, que cumpre todo ano o seu ritual de batismo e visita às casas da comunidade em volta do terreiro. O documentário será dividido da seguinte forma: primeiro teremos a dirigente do terreiro, Mãe Jô, contando sobre a sua história com o Caboclo Manezinho, como o conheceu e como foi o seu caminhar até entender que ele faria parte da sua vida; na segunda parte será documentado a trajetória do Caboclo Manezinho dentro do Terreiro de São Jorge Tumajamace, seus trabalhos, rituais, curas e ajudas a pessoas que procuram o Terreiro, bem como a história da existência do seu boi, o Boi Pequeno; na terceira parte será mostrado como é realizado o Festejo do Caboclo Manezinho, o antes, durante e depois, a organização, o envolvimento dos filho e filhas de santo, os dia de Festejo e como o Boi Pequeno sai para visitar as casas na comunidade. O documentário será realizado com filmagem de depoimentos, entrevistas, cantos, exibição de imagens e vídeos. Ao longo do documentário, serão registrado doutrinas (cânticos) de autorias do caboclo Manezinho.
A Festa do Caboclo Manezinho Légua acontece durante quatro dias no mês de julho, é uma festa onde se homenageia o Caboclo chefe dos trabalhos de Mãe Jô, no Terreiro de São Jorge Tumajamace. Ele é o chefe dos trabalhos do terreiro, por ser o caboclo que está sempre dirigindo ou tomando decisões sobre qualquer ritual, cura ou ajuda espiritual para qualquer pessoa que busque auxílio no terreiro.
DOUTRINAS AUTORAIS- TERREIRO DE SAO JORGE TUMAJAMACE
Buscando compreender melhor as relações existentes entre cultura, religião e produção de subjetividades, este projeto tem como objetivo a divulgação e registro das Doutrinas Cantadas Autorais, do Terreiro de São Jorge Tumajamacê. O Terreiro de São Jorge Tumajamacê tem como objetivo e finalidade o fundamento no culto e ritual da Umbanda, enquanto religião reconhecidamente brasileira, que atua na encantaria no campo da cura e pajelança.
Os guias que se manifestam no Terreiro, trabalham com cânticos que chamam de Doutrinas. As Doutrinas são a reza cantada na religião da umbanda. A maioria dessas doutrinas são de autoria dos próprios guias e pajés que se manifestam no Terreiro. As Doutrinas na cura apresentam melodias e letras que transmitem força, mistério, fé e muitas vezes refletem os sentimentos de pessoas que procuram ajuda nos terreiros, para cura física e espiritual. Em geral, cada doutrina identifica determinada entidade. As letras são fáceis de entender, algumas são poéticas, expressando uma filosofia de vida, algumas se relacionam com santos, outras se referem a termos e lugares conhecidos ou míticos.
PROJETO - ARTE E EDUCAÇÃO NO TERREIRO
As crianças representam o futuro da nossa sociedade. Para a comunidade de Religiões de Matrizes Africanas, elas são ainda mais. São o renascimento. A certeza da continuidade dos saberes ancestrais. Da preservação do modo de vida africano. Do respeito às essências que vivem em cada pedaço da natureza. De que a energia vital do axé se manterá acesa. O olhar infantil, que recebe tudo como novidade e que se mantém aberto a novas possibilidades, guia a construção do futuro da religião. Os pequenos propiciam a preservação de tradições antigas e também traduzem de um jeito próprio como é a vida dentro de um Terreiro. Falta de respeito, intolerância e racismo religioso são situações vividas diariamente pelos praticantes das religiões afro- brasileiras. A criança é o alvo mais fácil e mais sensível. Além de sentirem na pele a dor do preconceito, elas precisam ter força para passar os ensinamentos para as próximas gerações. É uma grande responsabilidade ser aquele que passa adiante as práticas dos ancestrais africanos.
“Brincar é viver a liberdade”. “As crianças são o futuro e vivem livres se divertindo nos terreiros de cima a baixo, sempre supervisionadas pelos adultos. O mais velho, pela hierarquia, sempre é responsável pela criança”. E essa responsabilidade pelas próximas gerações se estende para fora dos terreiros. Uma grande possibilidade e oportunidade de desenvolvimento para a criança é a brincadeira. Quando é feita em grupo, ela fortalece o pensamento coletivo, a liderança, colabora com a prática de amadurecimento da criança - como a limpeza, lealdade, atenção, respeito, cooperação. A legislação brasileira reconhece o direito de brincar, no artigo 227 da Constituição Federal de 1988, é dever conjunto da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança o direito à educação, ao lazer, à cultura, à dignidade dentre outros. Com quais condições, principalmente no formato político atual brasileiro, todas as crianças estão asseguradas de viver em plenitude esses direitos? Nesse contexto, propomos um projeto de atividades de recreações com crianças no Terreiro de São Jorge Tumajamace. As atividades acontecerão aos sábados no período da manhã, duas vezes ao mês.
Doc - Premiado
O LAÇAR DO BOI - O ENCANTADO MANEZINHO BOJI BUÁ
Somos honrados e agradecidos por mais essa conquista: selecionados na 1 Mostra Piranhão de Cinema e premiados na nossa região.
Pra nós é muito importante a divulgação dos nossos ritos, que por muito tempo teve que se esconder!
Nosso documentário mostra um pouco da história do Boi do encantado Manezinho Legua, chefe do nosso Terreiro! São alguns minutos que tratam do nosso ritual em homenagem à esse caboclo tão amado por nós! Um ritual de cura e sabedoria!